sábado

Mancala - projeto de matemática para 2º e 3º anos...

Vocês conhecem esse jogo?
É um recurso fantástico...
Você vai precisar de uma caixa de ovos e 48 grãos ... PROJETO MANCALA
Estruturamos um projeto matemático para as turmas do 2º ano(1ªsérie) e 3º ano(2ª série)
usando a mancala como recurso. Trata-se de um jogo extremamente inteligente que requer o uso de estratégias, cálculo mental, jogadas antecipadas, estudo do adversário, enfim...é puro raciocínio.
Nosso projeto funciona assim:
Toda quarta-feira, os alunos trazem R$0,50. Jogam com um colega e quem perde paga para a sala. Registram tudo em duas fichas, que ficam coladas no caderno.
Na primeira ficha registram, a data, os jogadores, os pontos, a diferença e vencedor. Portanto, jogam, comparam resultados, contam, subtraem para descobrirem a diferença e determinam quem venceu a partida e por consequência quem vai pagar.

Na segunda ficha os alunos registram o controle monetário preenchendo data, quantidade de alunos no dia ( é um variável importante), entrada daquele dia e o saldo atual.

No fim do ano, meados de novembro, as crianças fazem uma votação para decidirem o que fazer com dinheiro que arrecadaram durante o ano. Cada criança expõe sua idéia, a professora faz um cédula de votação e elas decidem através do voto o que vão fazer com o dinheiro arrecadado.
Certa vez ,uma turma arrecadou R$ 54,00 e decidiram que, depois da última avaliação, iriam até uma sorveteria (Boca Gelada) para fazerem um lanche. A professora, então propôs uma pesquisa de preço para descobrirem se o dinheiro dava para fazer um bom lanche, levando em consideração que a turma tinha 19 alunos. Chegaram a conclusão que poderiam compra com o dinheiro 20 pastéis( um para a professora), 3 garrafas de coca-cola(2 litros), 20 sorvetes de casquinha e sobrou R$ 1,80.
Trabalhamos a interdissiplinaridade no projeto:
Matemática: com o próprio jogo, tabelas, controle financeiro, pesquisas, cálculos, votação, planejamento, cronograma e organização.
Português: Registros e reescrita da regra.
História: pesquisas sobre a origem do jogo e suas lendas.
Geografia: país de origem, outros países que jogam, variações culturais, do nome e do jogo.
O que alcançamos com o desenvolvimento desse projeto?
• Socialização
• Trabalho em grupo
• Resolução de problemas
• Cálculo mental
• Desenvolvimento de estratégias
• Desenvolvimento pesquisa
Planejamento
• Organização




MANCALA

A palavra mancala origina-se do árabe naqaala, que significa mover, deslocar, transportar de
um lado para o outro. A origem mais provável desse jogo está no Egito Antigo (África) onde teria surgido por volta do ano 2.000 antes de Cristo (para alguns o jogo tem mais de 7.000 anos), é jogado atualmente em inúmeros países africanos, mas já extrapolou as fronteiras deste continente.
Trata-se de um jogo com profundas raízes filosóficas. Na África é considerado como
possuidores de poderes muito especiais, ligados a aspectos de caráter mitológico, sagrado,
hierárquico e divino. Os tabuleiros de alguns jogos faziam parte dos objetos sagrados
utilizados em rituais, e eram peças valorosas que, geralmente, eram transferidos de geração
em geração.
Na Costa do Marfim, na tribo dos Alladians, sempre que falecia um rei, seu sucessor era
escolhido num torneio de mancala, privilegiando a inteligência de seu novo líder.
Algumas tribos jogam o mancala somente durante o dia. À noite deixam o tabuleiro do lado
de fora da casa, para que os deuses também possam jogar. Com isto, acreditam que serão
favorecidos nas colheitas. Outras não jogam mancala durante a noite, porque acreditam que
espíritos de outro mundo virão jogar também, e após levarão a alma dos que estiverem
jogando.
No Suriname, joga-se mancala na véspera de um enterro, com a intenção de distrair o morto.
Depois do enterro, o tabuleiro deve ser jogado fora.
É jogado, habitualmente, com pequenas pedras ou com sementes. A movimentação das peças tem um sentido de "semeadura" e "colheita". Cada jogador é obrigado a recolher sementes (que neste momento não pertencem a nenhum dos jogadores), e com elas semeá-las suas casas do tabuleiro, mas também as casas do adversário. Seguindo as regras, em dado momento o jogador faz a "colheita" de sementes, que passam a ser suas. Ganha quem mais sementes tiver no final do jogo. É um jogo em que não há sorte envolvida, mas exclusivamente raciocínio lógico e matemático.
Geralmente é disputado por duas pessoas, mas existem variantes para até seis pessoas.
No mesmo livro mencionado acima, são colocadas como características comuns dos jogos de Mancala, segundo Odeley:
a) São jogados por duas pessoas, uma em frente à outra, com o tabuleiro longitudinalmente colocados entre elas;
b)Antes de começar o jogo, o mesmo número de sementes é distribuído em cada uma das cavidades do tabuleiro; (no nosso caso 4 sementes em cada cavidade)
c) Os jogadores se alternam para jogar, distribuindo as sementes da cavidade escolhida, uma a uma, no sentido anti-horário, nas cavidades subseqüentes;
d) Sempre há captura de sementes quando quem está plantando termina em uma cavidade(do adversário) que contém (depois de semear) 2 ou 3 sementes . Aí o jogador captura(retira do tabuleiro e vai guardando) as sementes, se na casa anterior tiver, também 2 ou 3 sementes, o jogador pode capturá-las, assim por diante.
e) A partida termina quando restam muito poucas sementes para o jogo continuar ou quando resta apenas uma semente em cada lado;
f) Ganha quem tem o maior número de sementes;
g) As estratégias do jogo envolvem movimentos calculados, que exigem muita concentração, antecipação e esforço intelectual;
De extremo valor pedagógico e humano é com certeza um valioso recurso e extremamente barato que pode ser usado por qualquer escola.
mais informações sobre o jogo:

8 comentários:

betty mello disse...

Este jogo é de+ ! Sábe que usamos tb em Arte-terapia ?!? Gostei da idéia de usar a cx de ovos, ficou muito legal!Bjs, Betty

Profe Márcia disse...

Olá!!!
Adoro visitar seu blog, é muito lindo e as atividades super interessantes. Por isso, gostaria de homenagear você, com o selinho da amizade do mês de junho. Está lá no meu blog te esperando.
Beijos
Márcia - Blog Espaço da Criança

silvinha disse...

Você está de parabens, seu blog é excelente. Gostei muito do conteúdo e vou utilizar em minhas aulas, este jogo mancalá é o mesmo que o "Calá", tem o mesmo princípio, muito bom! aproveite e venha visitar meu blog oprazeremaprender.zip.net

pedagogiadoafeto disse...

Adorei seu cantinhu, vc eh muito criativa...
Bjinhhuxxxxxxxxxx

IHR disse...

www.ihrportugal.com A IHR – Ideal Home Range procura parceiros em : BRASIL, ANGOLA MOÇAMBIQUE e PORTUGAL. Quer vender os nossos e os seus produtos? Contacte-nos! Adira á Industria do Encanto - Visite-nos - Seja Parceiro da IHR EMPORIUM.

Profe Márcia disse...

Tem outro carinho te esperando no Blog Espaço da Criança.
Adorei o projeto da matemoteca, estou aprofundando mais sobre o assunto e pretendo levar esta idéia para aminha escola.
Beijão

Alessandra disse...

Oi, tem um premio no meu blog pra vc, se vc aceitar as regras é só pegar lá. ( REGRAS:1. Aceitar exibir a imagem ,
2. Linkar o blog do qual recebeu o prêmio
3. Escolher quinze 15 blogs para entregar o Prêmio Dardos e premiar) Escolhi seu blog, pq sempre te visito e acho seu trabalho muito interessante! Bjs!!!

Contato disse...

Material de Apoio p/professores ed.infantil
Este material de apoio tem como base o referencial curricular nacional.
Modelo de planejamento focado nos eixos norteadores: linguagem, matemática, artes, música, movimento e natureza e sociedade.
http://www.planejamentoinfantil.com.br